A Fada Oriana

A Caixa de Fuxico
da
Cooperativa Paulista de Teatro

apresenta

A Fada Oriana

A Fada Oriana é uma história trazida de Portugal, de autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen, história muito conhecida e querida das crianças por lá e que conta as aventuras de uma jovem e boa fada responsável por cuidar de uma floresta que fica a beira de uma cidade e de seus habitantes: animais, plantas e flores, a Velha, o Moleiro, O Lenhador, o Homem Muito Rico e o Poeta.

A história enfoca a diferença entre a cidade e a floresta e os trágicos acontecimentos quando Oriana deixa de cumprir sua tarefa: cuidar da natureza e seus habitantes. Metaforicamente tece a trama dos ciclos da natureza que dependem unicamente dos cuidados e do bom uso dos recursos naturais pelo ser humano e de forma extremamente poética e ecológica nos lembra que o abandono e descaso para com a natureza é perigoso para todos os que dela vivem.
Os recursos para contar a história seguem a estética do grupo A Caixa de Fuxico no qual a narrativa é acompanhada de música ao vivo em belas cantigas trazidas de Portugal, do cancioneiro popular brasileiro, a criação de uma paisagem sonora para a narrativa e manipulação de objetos.

A história é contada por Andrea Cavinato e a música executada ao vivo por Marcos Coin e Marina Donati.

Os personagens são representados simbolicamente por velas de diferentes formas, que vão sendo acesas pela varinha de condão da fada Oriana a medida que são cuidadas por ela. E que se apagam quando Oriana deixa de cuida-las.
A Fada Oriana é uma história bela e emocionante com um final feliz e encantador. Singela e poética suas apresentações atraíram a concentração das crianças de modo especial e singular.
Com 45 minutos de duração a história vem sendo contada há muitos anos e seus símbolos e enredos valorizam a inteligência e a capacidade que as crianças têm de compreender através da imaginação e em diferentes níveis seus conteúdos, temas e valores.
As canções presentes na narrativa são:
- Amora madura – Cantiga de domínio público portuguesa,
- O Galho da roseira - De domínio público recolhida por Hermeto Pascoal,
- Peixe vivo - Cantiga de Roda de domínio público.
Ficha Técnica

Contadora de Histórias : Andrea Cavinato
Música executada ao vivo : Marcos Coin e Marina Donati
Pesquisa Musical : Márcia Fernandes
Adereço/Livro/Cenário: Marina Donati


Comentários